Cercifoz

A Cercifoz – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de crianças Inadaptadas da Figueira da Foz, foi fundada e 1978 tem vindo ao longo dos anos a desenvolver programas de Formação Profissional para pessoas portadoras de deficiência sendo o principal objetivo a promoção do emprego do deficiente no mercado de trabalho quer através da Formação Profissional quer através do desenvolvimento de outros projetos.

Sendo estas as áreas chave de intervenção, planeamos dar continuidade aos trabalhos de investigação no âmbito da Formação Profissional adoptando novas metodologias, nomeadamente em termos de observação/avaliação e adoptando as acções/curso às necessidades dos formandos de forma a potencializar a sua inserção sócio -profissional bem como às realidades das áreas de Formação.

A Estratégia adoptada passou pela desinstitucionalização da formação sendo esta agora realizada em locais apropriados, inseridos na comunidade, permitindo aos formandos a contextualização no mundo do trabalho.

Actualmente os jovens fazem um percurso formativo caracterizado pelo “saber ser” em situação da vida diária aliado aos conteúdos formais de carácter tecnológico que lhes permitem a aquisição de competências.

Visão

Ser a referência na área da deficiência intelectual no concelho da Figueira da Foz.

Missão

Promover a defesa dos direitos individuais de cidadania e de igualdade de oportunidades de jovens e adultos deficientes, com problemas cognitivos e de inserção socioprofissional.

Valores

Rigor, Privacidade, Confidencialidade, Integridade, Solidariedade, Transparência, Responsabilidade, Integração/Cidadania, Igualdade de Oportunidades

Estratégia

Desenvolver ações de informação e sensibilização junto da opinião pública para a problemática associada a defesa dos direitos da pessoa com deficiência e família.

Promover a deteção precoce das perturbações no desenvolvimento da personalidade das crianças, através de uma colaboração estreita com as infraestruturas de saúde, escolares, de apoio a infância e outras, e intervir imediatamente no sentido de ajudar a resolve-las, através de acompanhamento e apoio a prestar a essas crianças e as respetivas famílias.

Promover o desenvolvimento das capacidades de crianças, jovens e adultos deficientes ou com graves problemas ao nível da inserção social e a aquisição de conhecimentos escolares e profissionais necessários à sua adequada integração na sociedade, ao exercício pleno dos direitos de cidadania e à realização, o mais harmoniosa e completa possível, das personalidades.

Pugnar pela erradicação de preconceitos e atitudes de incompreensão ou geradoras de situações de marginalização ou exclusão social que porventura se coloquem relativamente à pessoa com deficiência, designadamente através da compreensão das causas e da adoção de atitudes adequadas às mesmas.

Desenvolver uma cultura de proximidade e entreajuda, por parte da sociedade civil para com cidadãos portadores de deficiência intelectual.

Implementar um sistema que permita aprofundar o relacionamento institucional com as entidades do concelho da Figueira da Foz na área da educação, no sentido de um maior acompanhamento do cidadão portador de deficiência intelectual.

Criar um envolvimento com a sociedade civil de modo a manter e proporcionar novas parcerias, com o intuito de desenvolver uma maior articulação com as entidades envolventes.
Potenciar os recursos humanos, com a criação de dinâmicas de formação que permitam o desenvolvimento dos quadros técnicos e superiores.

Proporcionar melhores condições no que respeita aos espaços físicos.